Sono na gravidez : Cansaço sono Excessivo

Tempo de leitura: 7 minutos

Sono na gravidez : cansaço e sono. De acordo com um estudo recente publicado na revista “The European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology”, 64% das mulheres grávidas sofrem com dificuldades de sono na gravidez.

Sono na gravidez : cansaço e sono. Para ajudar você a entender mais sobre o sono na gravidez, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

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Como é o sono na gravidez?

 

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Distúrbio do sono

Sono na gravidez : Cansaço sono Excessivo

As mulheres grávidas estão bem conscientes de que os nove meses de gravidez são provavelmente os nove meses mais cansativos de suas vidas.

Ou seja, por quase nove meses, elas acumulam estresse, angústia e fadiga. Bolsas sob os olhos, olheiras, bocejos constantes, falta de energia e falta de força, as mulheres grávidas costumam se sentir cada vez mais cansadas com o passar dos meses.

Existem várias razões para esta fadiga crônica em mulheres grávidas.Como resultado, alguns destacam o estresse e se preocupam com a ideia de ser mãe, outros apontam para o peso e a dor do bebê.

Mas, acima de tudo, além do estresse e da dor, as mulheres grávidas frequentemente esquecem de mencionar os distúrbios do sono. De fato, de acordo com um estudo espanhol recente, parece que a maioria das mulheres grávidas (64%) sofre de insônia e noites inquietas durante o último trimestre da gravidez.

O que esse estudo nos mostra?

Sono na gravidez : Cansaço sono Excessivo

Este estudo, publicado na revista “The European Journal of Obstetrics & Gynecology and Reproductive Biology”, foi conduzido por pesquisadores da Universidade de Granada, na Espanha.

Eles acompanharam quase 486 mulheres de Granada, Sevilha, Jaen e Huelva, para analisar a qualidade do sono a partir da 14ª semana de gravidez.

Durante essas semanas de estudo, os pesquisadores estavam muito interessados ​​em despertares noturnos, sua duração e o tempo necessário para a mãe adormecer. De acordo com os dados coletados pelos pesquisadores, parece que:

  • 44% das gestantes sofrem de insônia durante o 1º trimestre
  • 46% durante o 2º trimestre
  • 64% durante o terceiro trimestre

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Como explicar as noites perturbadas das futuras mães?

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Até o final do nono mês de gravidez, o sono da futura mãe está longe de ser uniforme. A insônia é especialmente, na mulher grávida, provocada por despertares noturnos, mais ou menos restritivos. Suas causas variam de acordo com o progresso da gravidez.

Durante o primeiro trimestre, esses despertares estão bastante relacionados ao desejo de urinar com mais frequência, o que dificulta o retorno ao sono. Resultado: o dia às vezes é marcado por fadiga, até sonolência.

Segundo fator de distúrbios do sono até o terceiro mês de gravidez: náusea. De fato, frequentemente, a náusea noturna ajuda a interromper o sono (mais profundo e restaurador).

Por último, mas não menos importante, a ansiedade e o medo do desconhecido, muito marcantes no primeiro trimestre, principalmente entre as mães de primeira viagem.

Quais os perigos da insônia?

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Se os pesquisadores da Universidade de Granada decidiram realizar este estudo, é porque se tornou essencial alertar o sistema público de saúde que não leva a sério a ocorrência de distúrbios do sono na gravidez em mulheres.

Também é necessário alertar futuras mães que pensam que é normal sofrer de insônia durante a gravidez. Embora se saiba que os problemas preexistentes do sono estão piorando e que novas preocupações com a saúde surgem frequentemente durante a gravidez, há uma tendência a supor que as dificuldades associadas ao adormecimento e à manutenção do sono restaurador são fenômenos características da gravidez e que elas devem ser apoiadas.

Essa análise do sistema de saúde atual é mais preocupante quando consideramos que os distúrbios do sono favorecem fortemente o aparecimento de hipertensão, depressão, diabetes gestacional e partos prematuros em mulheres grávidas.

O objetivo deste estudo é, portanto, alertar a opinião pública e o sistema de saúde para que possamos finalmente cuidar de mulheres grávidas que sofrem de insônia.

Na verdade, esquecemos com muita frequência, mas os distúrbios do sono não devem ser tomados de ânimo leve, especialmente quando você está grávida.

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Como melhorar o sono das mulheres grávidas?

Sono na gravidez : Cansaço sono Excessivo

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O primeiro reflexo quando você tem problemas para dormir é ir a um médico para prescrever medicamentos. Pílulas para dormir, sedativos, existem diferentes tipos de pílulas para ajudá-lo a voltar a dormir.

Infelizmente, essas drogas milagrosas não são necessariamente boas para a saúde, especialmente para mulheres grávidas.

Esses medicamentos, que devem ajudá-lo a dormir melhor, geralmente prejudicam a saúde das futuras mães. Portanto, para melhorar o sono durante os nove meses de gravidez, é aconselhável recorrer a soluções mais naturais e não medicamentosas.

Para começar, é importante mudar os hábitos e o estilo de vida. Por exemplo, você pode começar com:

  • Reduza a ingestão de café, chá, bebidas açucaradas e energéticas
  • Prefira uma dieta saudável e equilibrada a refeições muito ricas
  • Desconecte as telas pelo menos 1h30 antes de ir para a cama para ajudá-lo a adormecer
  • Vá para a cama e acorde em horários fixos
  • Pratique atividade física regular para ficar em forma. Por exemplo, é aconselhável que as mulheres grávidas optem por uma atividade suave e silenciosa como o yoga.

Por outro lado, as mulheres grávidas também podem recorrer a medicamentos alternativos, como a hipnose, para aprender a controlar o estresse e recuperar um sono reparador.

De fato, a hipnose pode ter muitos benefícios para o sono na gravidez, como:

  • Reduza o tempo de adormecer
  • Reeducar o sono
  • Melhorar a qualidade das fases do sono
  • Defina um ritmo de descanso
  • Beneficie-se de despertar agradáveis

É claro, essas são apenas algumas das alternativas. O ideal, é que você faça testes e veja o que funciona melhor para você.

Dicas para um sono seguro

1. Sempre melhor do lado

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Uma pesquisa científica mostra que dormir em decúbito dorsal no terceiro trimestre de gravidez, ou seja, após 28 semanas, aumenta o risco de morte no útero. O conselho é, portanto, preferir a posição ao lado, talvez com a ajuda de almofadas. Quando?

  • Na hora que você for dormir;
  • Quando você volta a dormir depois de uma noite acordando;
  • Durante cochilos diurnos.

Se a gravidez é fisiológica, o risco de morte no útero é muito baixo. Simplesmente dormir ao seu lado em vez de no estômago ajuda a reduzi-lo ainda mais.

2. Direita ou esquerda?

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Alguns sites e alguns médicos aconselham as mulheres grávidas a dormir do lado esquerdo. De fato, alguns anos atrás, um pequeno estudo na Nova Zelândia mostrou que mulheres que dormem no lado esquerdo têm menor risco de morte no útero do que aquelas que dormem no lado direito.

Este resultado, no entanto, nunca foi confirmado por outros estudos.

Por outro lado, sabe-se que dormir no lado esquerdo ajuda a atividade renal. Para concluir: mesmo que não haja fortes evidências de que o lado esquerdo seja mais protetor do que o direito contra a morte fetal, outras razões podem levar à sua preferência.

3. Na barriga, apenas nos primeiros meses.

Sono na gravidez : Cansaço sono Excessivo

De fato, é muito improvável que você seja capaz de fazê-lo no terceiro trimestre da gravidez: seria realmente muito inconveniente. Em vez disso, é possível fazê-lo e não há contraindicações específicas nos primeiros meses.

Nossos Artigos são coletados por profissionais da Área da Saúde.

Gostou de saber mais sobre o sono na gravidez? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

2 Comentários


  1. Bom dia. Muito legal o seu artigo, gostei muito, seu blog é muito interessante.

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