Soja durante a gravidez : Saiba mais

Tempo de leitura: 7 minutos

Soja Durante a gravidez saiba mais: quando você está grávida, existem muitas dúvidas sobre comida, o que você pode comer livremente, o que é melhor limitar, o que deve ser eliminado completamente e alimentos que podem até ser perigosos para a saúde de mães e crianças.

Hoje falamos da soja como uma pergunta recorrente: é possível comer soja durante a gravidez?

Para ajudar você a entender mais sobre o risco de comer soja durante a gravidez, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Comer soja na gravidez: conselhos do nutricionista

Soja na gravidez saiba mais:

Screenshot 41 - Soja durante a gravidez : Saiba mais
Parto normal

Como sempre, antes de tudo, é necessário entender de que comida estamos falando para ter uma ideia dos possíveis benefícios ou danos que isso poderia causar ou causar.

A soja pertence à categoria de leguminosas que vem ganhando popularidade em nossa mesa ultimamente, dada a sua riqueza em proteínas.

Devido à sua abundância de proteínas vegetais, a soja é perfeitamente adequada para dietas vegetarianas e veganas, que excluem alimentos de origem animal, no caso de veganos, incluindo derivados, como leite e ovos.

Se o uso dessa leguminosa é muito antigo em algumas partes do mundo, como a China (onde é cultivada e usada como alimento desde tempos muito antigos, que datam de cerca de 3000 a.C), estamos nos estabelecendo nas últimas dezenas de anos.

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A soja é encontrada em diferentes formas:

Soja na gravidez saiba mais:

Screenshot 38 - Soja durante a gravidez : Saiba mais

O leite de soja, muito rico em proteínas, baixo teor de gordura e sem colesterol. Também existem no mercado formulações ricas em cálcio e vitamina B1, adequadas para quem segue uma dieta sem alimentos de origem animal e, portanto, mais pobre em cálcio e sem vitamina B12.

  • A farinha de soja, rica em proteínas
  • Óleo de soja
  • O tofu
  • O tempeh, produzido a partir de sementes fermentadas

Depois, existem outros alimentos produzidos a partir de soja, menos conhecidos e usados ​​por nós como miso, tamari, natto.

Por ser uma leguminosa, a soja traz inúmeros benefícios, é rica em fibras, cálcio, ferro e, portanto, não deve ser excluída da dieta da gestante, como todas as outras leguminosas.

A dieta mediterrânea exige um consumo de legumes igual a três vezes por semana, e durante a semana é bom introduzir lentilhas, feijões, grão de bico, feijões, ervilhas e até soja.

Por que não se deveria comer soja durante a gravidez?

Screenshot 42 - Soja durante a gravidez : Saiba mais

Soja na gravidez saiba mais:

A soja contém isoflavonas, fitoestrogênios (estrogênios vegetais) e esse aspecto geralmente o torna objeto de debates.

É verdade que esses estrógenos se ligam aos mesmos receptores de estrogênio e podem desencadear reações.

Um estudo realizado há alguns anos mostrou efeitos indesejados no feto com uma dieta com alto consumo de soja e derivados durante a gravidez. No entanto, o estudo foi realizado em ratos, espécies diferentes dos humanos.

Mas, dado o resultado, uma limitação no consumo de soja durante a gravidez ainda é recomendada, mas isso não significa que comer soja durante a gravidez seja totalmente proibido!

Por outro lado, se observarmos populações asiáticas que consomem muita soja, não há efeitos negativos na gravidez.

Uma mulher grávida ou vegetariana ou vegana não deve desistir completamente da soja. O mesmo se aplica às mulheres grávidas intolerantes à lactose e que consomem leite e queijos vegetais feitos à base de soja.

Para todas essas mulheres, pode ser apropriado formular planos alimentares personalizados que também incluam a presença de soja dentro de um certo limite.

Muitas vezes, as informações erradas criam alarmes falsos e muitas mulheres vivem aterrorizadas e concluem que comer soja durante a gravidez é absolutamente proibido porque causa danos ao feto.

Para reduzir a introdução de soja durante a gravidez, as mulheres grávidas podem introduzir outras leguminosas com mais frequência, alternando o leite de soja com outros tipos de leite vegetal, como arroz, leite de amêndoa e aveia.

Mulheres que estão esperando um bebê e são intolerantes à lactose podem optar por laticínios sem lactose, em vez de abusar dos produtos de soja.

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Cuidado com os fitoestrogênios!

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Seja na forma de tofu, bebida, creme de sobremesa, germe ou até um biscoito, a soja é o vegetal ideal para uma dieta saudável e equilibrada.

Exceto em certos casos. Assim, a soja não seria favorável à boa saúde das gestantes e ao desenvolvimento de seus filhos.

Para entender as consequências do consumo de soja durante a gravidez, você já deve saber do que é feito. A soja, na verdade, contém moléculas chamadas isoflavonas, que fazem parte da família dos fitoestrógenos.

Substâncias vegetais conhecidas por estarem muito próximas aos estrógenos, esses hormônios sexuais femininos já presentes no corpo.

No entanto, a presença de fitoestrogênios no suplemento pode muito bem perturbar o sistema hormonal. De qualquer forma, é isso que as autoridades sanitárias suspeitam.

Quais as medidas de precaução a serem tomadas?

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Com o tempo, o assunto tornou-se polêmico desde que estudos em animais levaram à conclusão de que os fitoestrógenos presentes na soja são prejudiciais.

Outras pesquisas realizadas neste período em uma amostra de mulheres durante e após a gravidez levaram os pesquisadores a pensar que a exposição a essas moléculas aumentaria consideravelmente o risco de distúrbios do nascimento.

Mas até o momento, nenhum link foi oficialmente estabelecido. Em caso de dúvida, “apenas” não é recomendado para mulheres grávidas consumirem soja.

Não durante a gravidez, sim para a menopausa!

Screenshot 37 - Soja durante a gravidez : Saiba mais

Os hormônios são a fonte de muitas manifestações fisiológicas na vida de uma mulher, seja durante a gravidez, durante seus ciclos menstruais, mas também no momento da menopausa.

De fato, o fim da menstruação também marca o fim da fertilidade da mulher. Uma das peculiaridades desse período da vida são as “ondas de calor” experimentadas regularmente.

Dizem que a soja pode muito bem desempenhar um papel benéfico nesses tempos e ajudar a reduzir esses sintomas. Mas aqui novamente, as autoridades de saúde não estabeleceram oficialmente um link.

Existe uma ligação entre soja e câncer de mama?

 

Screenshot 44 - Soja durante a gravidez : Saiba maisComo a exposição ao longo da vida a estrogênios está associada a um risco aumentado de câncer de mama, há motivos para questionar se as isoflavonas da soja são prejudiciais e promovem o desenvolvimento desse câncer.

Nas mulheres asiáticas, os dados disponíveis mostram um efeito protetor dos fitoestrogênios. O consumo diário de isoflavonas nesses países gira em torno de 50 mg / d, mas pode subir até 100 mg / d.

Quando essas mulheres migram para países ocidentais e abandonam sua dieta inicialmente rica em soja, elas perdem esse efeito protetor.

Esse efeito agora é reconhecido pela ANSES (Agência Nacional de Alimentos, Segurança Ambiental e Saúde e Segurança Ocupacional), mas não pode ser aplicado a mulheres de outros países, cujo consumo de isoflavonas é muito baixo para tirar conclusões (1 a 2 mg / d).

Seria interessante estudar os efeitos de uma dieta rica em isoflavonas em uma população, mas faltam dados sobre esse assunto.

Finalmente, estudos epidemiológicos recentes mostram que o consumo de soja contribui para reduzir o risco de desenvolver câncer de mama, quando iniciado precocemente (antes da adolescência) e mantido ao longo da vida.

Muitos estudos apontam, portanto, para um efeito protetor da soja contra o risco de câncer de mama.

Nossos Artigos são coletados por profissionais da Área da Saúde.

Gostou de saber mais sobre o risco de soja durante a gravidez? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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