Exercício físico durante a gravidez : Veja Sobre

Tempo de leitura: 10 minutos

Exercício físico durante a gravidez, Temos o artigo em áudio, caso prefira é só acessar. 

O conhecimento sobre o exercício físico na gravidez está mudando, mentalidades e crenças estão deixando de existir.

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Mais importante,hoje os benefícios do exercício físico na gravidez estão bem estabelecidos. O corpo médico aconselha amplamente a academia regular de gestantes.

Para ajudar você a entender mais sobre o exercício físico na gravidez, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

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Exercício Físico

Benefícios do exercício físico durante a gravidez

Os benefícios para a mãe

A atividade física ajuda a reduzir a dor nas costas, principalmente devido ao ganho de peso descontrolado.

De fato, um ganho de peso significativo causa alterações posturais, como hiperlordose lombar, cifose dorsal e anteversão da pelve. Além disso, a prática regular reduz o risco de desenvolvimento de diabetes gestacional, através da manutenção ou mesmo a melhoria da massa muscular.

Portanto, essa diminuição pode chegar a 60% durante as primeiras vinte semanas. O risco de pré-eclâmpsia e parto cesáreo também é reduzido pelos efeitos fisiológicos do exercício físico. Além disso, há uma redução no acúmulo de água nos membros inferiores na origem do aparecimento de edema

Em outras palavras, durante a gravidez, os efeitos da atividade física na função cardiovascular diminuem o aumento do fluxo cardíaco e da frequência cardíaca.

A atividade física desenvolve a sensação de bem-estar psicológico da mulher grávida, agindo de acordo com seu humor, sono e função cognitiva, melhorando a memória. Finalmente, a prática de exercício físico na gravidez  ou seja, diminui os sintomas depressivos pós-natais.

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Os benefícios para o bebê

Certamente, os benefícios da atividade física também são encontrados durante o desenvolvimento do bebê por uma diminuição da massa gorda e da frequência cardíaca em repouso e melhorando a tolerância ao estresse, a viabilidade placentária e o desenvolvimento neurológico.

Quais os melhores exercícios físicos na gravidez?  

 

Exercício físico durante a gravidez : Veja Sobre

Caminhada

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Por exemplo, um dos melhores exercícios cardiovasculares para mulheres grávidas, caminhar permite manter a forma sem forçar os joelhos e os tornozelos. A marcha é uma atividade segura durante a gravidez, e você pode personalizar como você deseja para sua programação.

Corrida

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Fazer uma corrida é a maneira mais rápida e eficaz para trabalhar o seu coração e seu corpo. Além disso, você pode correr quando for mais conveniente, de acordo com sua programação.

Enquanto isso, 15 minutos por dia quando você realmente não tem tempo e 30 minutos no dia seguinte se tiver menos pressa com outras obrigações.

Pilates

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O Pilates é uma forma de exercício que a flexibilidade combina trabalho e força ao tomar consciência corporal, respiração e relaxamento.

Os exercícios são baseados em certos movimentos realizados com a barriga ou com os músculos perineais.

Diz-se que esses músculos são profundos e estabilizadores. O Pilates é muito eficaz na gravidez: Como resultado, faz funcionar os músculos da barriga e do períneo que enfraquecem durante esses nove meses.

Certamente, muitos exercícios de Pilates são feitos de quatro, uma posição ideal durante a gravidez. Este método de exercício físico na gravidez diminui significativamente as sensações dolorosas ou pesadas nas costas e na pelve no final da gravidez.

Além disso, ajuda o bebê a se posicionar corretamente em antecipação ao grande dia!

Hidroginástica

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Os profissionais de saúde concordam que a natação é o esporte mais seguro e mais rentável para as mulheres grávidas.

A natação é uma atividade ideal porque faz o trabalho de dois grupos musculares: braços e pernas. Embora o exercício permaneça leve, é muito bom para o sistema cardiovascular e permite que as mulheres grávidas se sintam mais leves, apesar do peso do bebê a bordo.

Bicicleta ergométrica

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De fato, ter uma bicicleta ergométrica em casa durante a gravidez pode ser uma verdadeira aliada para garantir que o peso não ultrapasse o valor correto. Além disso, é uma ótima atividade para ser feita assistindo TV.

Alongamento

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O yoga e alongamento ajuda a manter uma boa tônus muscular e boa flexibilidade, com pouco ou nenhum, impacto sobre as articulações.

No entanto, pode ser necessário concluir seu programa de ioga caminhando várias vezes por semana para trabalhar seu sistema cardiovascular.

Ou seja, cuidado para não empurrar o alongamento muito longe. Você é mais flexível graças à relaxina, que relaxa seus ligamentos. Não fique muito tempo em posições de alongamento e não tente aumentar demais sua flexibilidade.

Musculação leve

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Exercício físico durante a gravidez : Veja Sobre

Os benefícios da musculação leve durante a gravidez estão bem estabelecidos, embora durante muito tempo no Brasil a atividade física das gestantes não fosse recomendada, exceto a caminhada.

Hoje, a profissão médica sabe que um estilo de vida sedentário é ruim para a mãe e o bebê durante a gravidez. Acima de tudo, as mulheres grávidas sem contraindicações médicas são incentivadas a se exercitar durante a gravidez e a se mudar.

Caminhar é o 1º exercício de gravidez recomendado, com natação e ioga pré-natal. Esses esportes para gestantes são uma excelente preparação para o parto. Contudo, praticada regularmente, a musculação leve para mulheres grávidas tem benefícios reais, como:

  • Reduz o risco de: hipertensão, diabetes, depressão pós-parto ou blues de bebê, artrite e câncer …
  • Menos dor durante a gravidez;
  • Menos estresse e maior sensação de bem-estar;
  • Aumento da autoestima;
  • Parto mais fácil e rápido.

Hoje, o acompanhamento das gestantes permite uma boa supervisão, com a possibilidade de integrar um programa de musculação leve durante a gravidez, seguido pelo ginecologista ou pela parteira.

Aqui estão alguns exercícios de musculação leve para você praticar:

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·         Exercício 1: O slot frontal

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Por exemplo: De pé, com os pés afastados da largura dos quadris, as costas retas, dê um passo à frente. Dobre o joelho da frente sem passar por cima dos dedos e volte à posição inicial de pé. Por tanto, você pode colocar as mãos nos quadris ou abrir os braços para o lado para manter o equilíbrio.

Regiões e músculos envolvidos: a curva das nádegas (glúteo máximo), parte superior e inferior das coxas (quadríceps e isquiotibiais), parte inferior das costas (músculos lombares) solicitadas como estabilizadores.

Resumindo, faça de 1 a 3 séries de 10 a 12 repetições, de acordo com suas habilidades e sua forma atual.

Variante para mulher grávida ou atleta esportiva: leve pequenas alterações de 1 a 2 kg ou pequenas garrafas de água nas mãos para aumentar a dificuldade.

·         Exercício 2: Agachamento

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Exercício físico durante a gravidez

Material: Com ou sem bola de ginástica (bola grande).

Em primeiro lugar, de pé contra uma parede ou contra a bola na parede; afaste os pés um pouco mais do que a largura dos quadris; mantenha as costas retas contra a parede ou bola.

Em segundo lugar, inspire, dobre os joelhos em um ângulo de 90 °: abaixe as nádegas contra a parede ou role a bola contra a parede até o chão, no máximo no quadril; mantenha a posição 2 a 3 segundos; sopre e levante as nádegas pressionando os pés, encostando-se na parede ou no balão. A bola sobe e depois rola.

Áreas e músculos necessários: nádegas (glúteo máximo), coxas superior e inferior (quadríceps e isquiotibiais), região lombar (lombar), abdominal.

Variante para iniciantes, esportes ou atleta: use um elástico com alça. Coloque o elástico sob os pés e pegue um punhado em cada mão. Ao manter as costas retas, os atletas podem ficar sem a parede e fazer agachamentos.

·         Exercício 3: pernas nas paredes

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Os benefícios dessa postura:

  • Alivia pernas pesadas e edema;
  • Acalma a mente;
  • Alongamentos na pélvis e nas pernas.

Enquanto está deitado de costas, encoste as nádegas na parede o mais próximo possível. A cada respiração, relaxe um pouco mais os músculos das costas e relaxe. Coloque as pernas contra a parede, pés para cima.

Acima de tudo, abra os braços, palmas para cima. Solte os ombros, pescoço e trapézio. Deixe seu corpo ficar pesado. Sinta essa sensação de peso. Faça 5 a 10 respirações profundas, relaxe um pouco mais cada vez que sopra.

Dica: Se você não tiver flexibilidade, coloque uma almofada sob as nádegas e a região lombar.

Variação: dobre os joelhos e remova-os da parede, juntando a parte inferior dos pés. Suas pernas estão em borboleta, pés contra a parede.

Como resultado, pratique regularmente para aproveitar os benefícios desses exercícios de ginástica durante a gravidez. Você pode praticar a sessão inteira, ou 1 exercício de ginástica grávida por dia. Mime-se, pratique sem problemas e siga seu próprio ritmo.

Quais são as precauções a tomar e contraindicações?

Exercício físico durante a gravidez : Veja Sobre

Portanto, se for importante se exercitar durante a gravidez, algumas precauções devem ser tomadas para praticar com segurança.

Antes de mais nada, é imperativo consultar o médico, o ginecologista ou a parteira que acompanha a gravidez para verificar se o exercício físico na gravidez não é contraindicado. Aqui estão algumas precauções importantes:

  • Beba antes, durante e após o exercício;
  • Para cada sessão, não se esqueça de aquecimento, recuperação e alongamento;
  • Evite fadiga excessiva
  • Não faça muito esforço;
  • Favorecer lugares arejados, temperados e protegidos do sol.

Apesar dessas precauções, há situações em que a atividade física é contraindicada.

Como resultado , nenhuma atividade física é permitida em caso de doença cardíaca, doença pulmonar restritiva, gravidez múltipla com risco de parto prematuro, sangramento persistente no segundo e terceiro trimestre, trabalho de parto prematuro durante a gravidez, hipertensão induzida por gravidez.

Nossos Artigos são coletados por profissionais da Área da Saúde.

Gostou de saber mais sobre o exercício físico na gravidez? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

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