Dieta para grávida : Veja o guia completo

Tempo de leitura: 7 minutos

Dieta para grávida : guia completo. Uma alimentação saudável é de particular importância durante a gravidez. O corpo se prepara para o desenvolvimento do feto e o processo de amamentação, os tecidos do útero e da placenta são formados e o suprimento sanguíneo é promovido.

O ganho de peso adequado acompanha a saúde da mulher e do feto, diminuindo o risco de complicações e promovendo a saúde do bebê. Ou seja, Por isso, uma dieta para grávida pode ser fundamental.

Por exemplo, estudos recentes mostram que a qualidade da dieta para grávida, a taxa de ganho de peso e seus hábitos alimentares podem influenciar o desenvolvimento cognitivo do recém-nascido, a tendência da criança a estar acima do peso durante sua vida, além de doenças cardíacas, vasculares etc.

Em primeiro lugar a gestante deve informar à equipe médica seu estado de saúde e seus hábitos alimentares especiais, como ser vegetariano ou vegano, ser alérgico a certos alimentos, ter problemas digestivos ou seguir dietas especiais.

Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre a dieta para grávida, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Recomendações gerais da dieta para grávida

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Sexo na gravidez

O Ministério da Saúde recomenda seguir uma dieta baseada nos fundamentos da dieta mediterrânea. Esse tipo de dieta é conhecido por suas virtudes e vantagens saudáveis, promovendo uma qualidade de vida saudável e prevenindo doenças.

Ganho de peso durante a gravidez

Dieta para grávida 

O peso adequado antes da gravidez e o ganho de peso normal promovem os resultados esperados da gravidez.

O ganho de peso adequado reduz o risco de hipertensão durante a gravidez, pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, cesariana e bebês prematuros e influencia positivamente a saúde do bebê a curto e longo prazo.

A gestante deve ser acompanhada em um centro ginecológico por um médico, enfermeira, nutricionista para monitorar seu ganho de peso e detecção precoce de hábitos alimentares inadequados, a fim de receber recomendações dietéticas adequadas.

O ganho de peso recomendado para mulheres grávidas é baseado na taxa de IMC antes da gravidez.

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Refeições em horários fixos

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Recomenda-se comer refeições em horários fixos (refeições principais e lanches). A cada refeição, diversifique a comida.

As mulheres grávidas frequentemente sofrem de azia e náusea. Uma dieta variada, pequenas refeições a intervalos curtos e mastigar bem os alimentos podem limitar os sentimentos.

Separar parcialmente a comida e a bebida, consumir alimentos secos como bolachas ou biscoitos sem gordura, evitar refrigerantes e comer alimentos gordurosos ou fritos também pode ser de grande ajuda.

Dieta para grávida

Quantidades adequadas de alimentos

A quantidade de comida necessária para as mulheres grávidas depende da idade, atividade física, altura, peso e saúde.

É aconselhável consultar um nutricionista para que ele possa adaptar as quantidades de alimentos às necessidades da mulher.

Uso de dados no rótulo dos alimentos

Recomenda-se a leitura do rótulo dos alimentos, incluindo informações importantes sobre os ingredientes do produto, como é armazenado e como usá-lo.

Durante a gravidez, é importante seguir as instruções cuidadosamente. Por favor, preste atenção à lista de ingredientes e dados nutricionais das embalagens e escolha os alimentos de acordo com as recomendações.

Elementos importantes a serem incluídos na dieta para grávida

Água

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Recomenda-se beber água suficiente durante toda a dieta para grávida (ou seja, 2 litros de líquido por dia). A bebida a defender é a água.

É melhor beber água durante e entre as refeições. A quantidade de água desejada difere de mulher para mulher e é influenciada pelo nível de atividade física e pelas condições ambientais.

A urina clara é indicativa de hidratação suficiente.

A água evita a desidratação e diminui o risco de danos ao feto e o início de contrações precoces.

Alimentos ricos em fibras alimentares

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É recomendável que você coma alimentos com fibras a cada refeição. Eles são encontrados em sementes de grãos integrais (aveia, pão integral, alimentos ricos em amido, frutas e legumes).

Durante a gravidez, algumas mulheres sofrem de constipação. Comer alimentos ricos em fibras (combinando hidratação suficiente) pode ajudar a regular a atividade digestiva e impedir a chegada de doenças crônicas.

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Alimentos ricos em cálcio

O cálcio é um elemento necessário para as mulheres e o desenvolvimento do feto. Desempenha um papel essencial na construção dos ossos, no funcionamento do sistema sanguíneo e dos músculos e na formação de dentes saudáveis ​​a longo prazo.

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Esta é a razão pela qual os requisitos de cálcio aumentam durante a gravidez.

Aqui estão as principais fontes de cálcio: leite e produtos lácteos, sardinha com ossos, bebidas à base de soja e iogurtes (ricos em cálcio).

Suplementos alimentares recomendados

Dieta para grávida 

Durante a gravidez, é aconselhável tomar os seguintes suplementos alimentares:

Iodo

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Por exemplo, é aconselhável consumir 150-200 microgramas de iodo pelo menos um mês antes da mulher engravidar, durante toda a gravidez e período de amamentação.

Mais importante, o iodo é uma substância nutritiva e crucial para a saúde ao longo de nossas vidas. É importante para o bom funcionamento da glândula tireoide, especialmente antes e durante a gravidez e lactação, promove um bom desenvolvimento cerebral do feto e do recém-nascido.

Portanto, as principais fontes de iodo nos alimentos: algas, peixes (frutos do mar), laticínios (leite), ovos e sal (geralmente existem cerca de 30 microgramas de iodo por 1 grama de sal).

Certamente, o iodo também está presente em suplementos alimentares: com e sem receita médica em diferentes níveis (75-220 microgramas de iodo por comprimido).

A falta de iodo é a causa mais comum de desenvolvimento cognitivo evitável. Uma deficiência de iodo pode causar hipoatividade da glândula tireoide, bócio e retardar o crescimento físico e o desenvolvimento mental, resultantes de uma grande falta de iodo durante a gravidez (cretinismo).

Por exemplo, mesmo uma pequena deficiência de iodo durante a gravidez, a amamentação e a infância pode causar danos irreversíveis ao cérebro e ao sistema nervoso e, portanto, diminuir as capacidades mentais das crianças em sala de aula e mais tarde em suas vidas.

Vitamina D

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Acima de tudo, durante todo o período de gravidez e amamentação, é aconselhável consumir vitamina D à taxa de 200 a 400 unidades internacionais (ou seja, 5 a 10 microgramas).

Mas por outro lado, a vitamina D é um elemento gordo produzido pelo nosso corpo quando exposto ao sol, aos raios ultravioletas. Esta vitamina é encontrada naturalmente em muito poucos alimentos.

Portanto, aqui estão as fontes naturais de vitamina D: Peixes oleosos, como salmão, cavala e sardinha, carne vermelha e gema de ovo com baixo teor de vitamina D.

Da mesma forma, existem também alimentos enriquecidos com vitamina D, como certos produtos lácteos com uma boa fonte de vitamina D e suplementos alimentares com esta vitamina.

 

Resumindo, a grande falta de vitamina D na população em geral e principalmente nas mulheres é um problema conhecido nos últimos anos.

Ou seja, a vitamina D participa da absorção de cálcio no stema digestivo e regula a concentração de cálcio e fosfato para garantir a quantidade desejada de minerais.

Portanto, a vitamina D também regula os genes. É essencial para o crescimento dos ossos e garante sua solidificação e evita quebras. Acima de tudo, essa vitamina também desempenha um papel essencial no funcionamento do sistema imunológico e os músculos diminuem os riscos de infecção.

Ou seja, hoje sabemos o elo entre a falta de vitamina D e a síndrome metabólica. Portanto, temos dados adicionais que foram comprovados sobre a influência da falta de vitamina D, por isso é importante tomar este suplemento dietético durante a dieta para grávida.

Nossos Artigos são coletados por profissionais da Área da Saúde.

Gostou de saber mais sobre a dieta para grávida? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

2 Comentários


  1. Bom dia.
    Gostei muito do seu artigo, continue assim..gostaria de complementar a sua explicação..

    Responder

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